Breve História da Festa Carnaval no Brasil e suas Origens Europeias [+ Cultura]

festa de carnaval no Brasil atrativo turístico

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, o carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII, e até hoje é comemorado com estilo em todas as regiões do Brasil.

No século XVII o carnaval brasileiro era fortemente influenciado pelo carnaval de origem Francesa, onde as pessoas se fantasiavam e colocavam máscaras, saiam em grupos na rua, para dançar, pular e comemorar, às vezes elas decoravam seus carros e saiam neles.

Foi a partir daí que surgiram os blocos carnavalescos e os carros alegóricos.

Foi a partir do século XX que o carnaval brasileiro se popularizou graças a grupos carnavalescos do Rio de Janeiro e São Paulo.

O Carnaval pelo Brasil é bastante diferenciado, como por exemplo, o Carnaval do Sudeste é comemorado com muito estilo, com escolas de samba desfilando, blocos, bailes carnavalescos, entre outros.

A folia mais famosa do mundo

Um bom exemplo do Carnaval da região Sudeste é o do Rio de Janeiro, que é o Carnaval mais famoso do mundo, que atrai milhares de turistas de todos os lugares.

O carnaval do Sul e do Centro-oeste também tem desfiles de escolas de samba e trios elétricos, com vários eventos festivos, sendo o Carnaval de Florianópolis muito conhecido pela boa organização e infraestrutura.

O carnaval do Norte e Nordeste é bastante famoso pelos atrativos nas ruas, blocos e trios elétricos com bandas e artistas famosos que fazem uma grande festa, e atraem milhares de pessoas para as ruas.

O Carnaval dessas regiões inclui personagens do folclore brasileiro, como Boi Bumba e conservam algumas características antigas, como marchinhas.

As festas de Carnaval já foram bastante censuradas no Brasil, por volta de 1830, mas as censuras acabaram e por volta do século XIX o Carnaval do Rio de Janeiro teve uma explosão de sucesso graças aos blocos de rua que se popularizavam e graças a Marchinha criada por Chiquinha Gonzaga, em 1890.

Hoje em dias as festas de Carnaval são para todas as idades, desde bailes para senhores até matinês para crianças.


A história do Carnaval Brasileiro é muito rica

A origem da festa de carnaval veio da Grécia por volta de 600 a 520 a.C.

Com essa festividade os gregos costumavam realizar suas preces para agradecer aos deuses pela produção e pela fertilidade da terra.

Em seguida, os romanos e os gregos incluíram práticas sexuais e bebidas na festa, tornando-a inadmissível aos olhos da Igreja. Posteriormente, em 590 d.C. a Igreja Católica adotou a comemoração do carnaval.

Que até então era uma festa reprovada pela Igreja por suas práticas de dança e canto, que pelos conceitos cristãos eram atos impuros.

A partir desta adoção pela Igreja, o carnaval começou a ser comemorado através de cultos oficiais, assim abolia os “atos pecaminosos”.

Essa mudança foi intensamente alarmante aos olhos do povo, pois assim, fugia das origens reais da festa, que seria o festejo pelas conquistas e pela alegria.

Em meados de 1545, o carnaval tornou a ser uma festa popular e parte da nossa cultura.

E em 1723, o carnaval chegou ao Brasil através da influência europeia.

Apesar de copiar modelos Franceses, o Carnaval Brasileiro foi ganhando o jeito e costume desta terra.

Desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas

No início, as pessoas usavam máscaras no carnaval devido ao anonimato que ela concedia principalmente aos nobres inescrupulosos, mulheres podiam entregar-se a outro homem sem correrem o risco de serem acusadas de adultério caso o homem estivesse mascarado, homens assassinavam seus rivais impunemente.

No Brasil, essa tradição de usar máscaras no carnaval se acentuou por volta do século XIX.

E foi na década de 1950, que os foliões começaram a se encontrar em bailes à fantasia.

Os bailes de máscaras originaram-se da Renascença Italiana em meados do século XIV e foram essas figuras desse tipo teatral, como Colombina e Arlequim que foram à inspiração para as máscaras carnavalescas que usamos atualmente.

Mas sem sombra de dúvidas, o maior objetivo hoje, do uso de máscaras no carnaval é exclusivamente a alegria e a descontração que esse acessório indispensável nos proporciona nesse período de festa.

Recomendados para você: