Dicas Gastronômicas em Salvador: Conheça as Várias Opções da Melhor Gastronomia do Brasil

gastronomia em salvador dicas de pratos e restaurantes
Banner 728x90

gastronomia em salvador dicas de pratos e restaurantes
Apesar de ser o centro da cultura afro-brasileira, com uma população composta principalmente de negros e pardos, a culinária de Salvador não se restringe apenas a essa influência.

É certo que a base dessa cozinha é o azeite de dendê, o leite de coco e a pimenta, que entram nas mais variadas receitas e relembram as oferendas aos santos, tradição mantida pelos escravos.

Mas os indígenas e os colonizadores portugueses também tiveram um papel fundamental na composição de uma farta e variada cozinha, que pode ser encontrada tantos nos restaurantes em Salvador, como nas barraquinhas e nos tabuleiros dos vendedores ambulantes.

A culinária baiana, muito bem representada em Salvador, é parte do atrativo da cidade.

Muitos consideram a visita aos polos gastronômicos, um dos maiores pontos de interesse em uma viagem à capital do estado.

Entre as especialidades da cozinha da Bahia estão: o bobó de camarão, o acarajé, o sarapatel, o caruru, as moquecas, o vatapá, a tapioca, o cuscuz, o xinxim de galinha e a buchada de bode.

Pratos multicoloridos e com fortes temperos que podem trazer lágrimas aos olhos – de felicidade ou de ardência, o freguês quem escolhe.

Segundo alguns dos melhores guias gastronômicos, os melhores exemplares da culinária baiana podem ser encontrados no Pelourinho.

São várias barracas e restaurantes em Salvador oferecendo pratos típicos, atendimento agradável com uma vista luxuriante para a

“Baía de Todos os Santos”.

O Pelourinho também abriga o Museu de Gastronomia, onde o visitante pode saber um pouco mais sobre as origens da comida regional do estado.

Imagem 4

Outra característica da cidade é a sua diversidade em restaurantes de outras culturas. Não só é possível encontrar restaurantes em Salvadoservindo pratos mineiros, gaúchos e paulistanos, entre outros, mas também o melhor da cozinha internacional.

Além de provar os sabores de outros países na mesma cidade, os turistas e moradores podem se deliciar com pratos estrangeiros preparados de forma única, com um toque baiano, o que insere ainda mais personalidade à iguaria estrangeira.

Há restaurantes especializados na cozinha portuguesa, italiana, oriental e francesa à disposição na capital baiana.

Salvador entre os melhores restaurantes do mundo

Salvador tem setor gastronômico tão desenvolvido que passou a fazer parte do prestigiado evento internacional “Restaurant Week”, criado há 20 anos em Nova Iorque.

O evento acontece no Brasil há apenas doze anos e inclui apenas mais nove cidades, além de Salvador.

A cada ano, cerca de 40 restaurantes de vários estilos aderem ao evento, movimentando a capital e oferecendo pratos sofisticados a preços mais acessíveis.

Espero que este artigo lhe ajude a comer bem na sua próxima viagem para Salvador.

Recomendados para você:

America do Sul em Promoção